Terapias e Métodos

ABA

Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis; abreviando: ABA) é um termo advindo do campo científico do Behaviorismo, que observa, analisa e explica a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem. O ABA concentra-se na análise objetiva do comportamento observável e mensurável, uma vez que um comportamento é analisado, um plano de ação pode ser implementado para diminuir, aumentar ou modificar aquele comportamento.

PECS é um sistema de intervenção aumentativa /alternativa de comunicação exclusivo para indivíduos com transtorno do espectro do autismo e doenças do desenvolvimento relacionadas. O protocolo de ensino PECS é baseado no livro de BF Skinner, Comportamento Verbal, de tal forma que operantes verbais funcionais são sistematicamente ensinados usando dicas e estratégias de reforço que levarão a uma comunicação independente.

PECS

TEACCH

O TEACCH se baseia na adaptação do ambiente para facilitar a compreensão da criança em relação a seu local de trabalho e ao que se espera dela. Por meio da organização do ambiente e das tarefas de cada criança, o TEACCH visa o desenvolvimento da independência da criança. Cada professor pode adaptar as idéias gerais que lhe serão oferecidas ao espaço de sala de aula e aos recursos disponíveis

Pontos para a reestruturação de objetos Fonéticos e Oromusculares, o PROMPT é uma técnica com princípios neuromotores que fornece ao paciente estimulação por diversas vias: auditiva, visual, cinestésica e proprioceptiva. onde o cérebro irá receber diversos tipos de informações por essas vias, aumentando assim a probabilidade de melhores respostas na comunicação/fala.

PROMPT

Kinesio Taping

Kinesio ​Taping é​ um método de reabilitação que consiste na aplicação de uma ligadura elástica na pele, para dar estabilidade e apoio aos músculos e articulações durante o processo de reabilitação, sem que se restrinjam os movimentos e promovendo um melhor funcionamento musculoesquelético. Este método poderá ser usado para prolongar o efeito de terapias manuais permitindo que os benefícios das mesmas se mantenham ao longo do dia ou até a próxima sessão, sendo usada para vários problemas a nível ortopédico, neuromuscular, neurológico, circulatório, linfático, entre outros.

É um conceito neuroevolutivo que fornece uma abordagem interdisciplinar. Propõe o gerenciamento do indivíduo com limitação para participar totalmente do cotidiano, devido a danos motores, incluindo tônus muscular e padrões do movimento, funções sensoriais, perceptivas e cognitivas. É um método de prática holística e interdisciplinar baseada na análise do movimento para habilitar e reabilitar indivíduos com fisiopatologias neurológicas.

Bobath

Método das Boquinhas

É uma intervenção baseada nos métodos o fonovisuoarticulatório e multissensorial que utiliza as estratégias fonéticas, visuais e articulatórias, tendo como proposta educacional construtivista e é indicado para alfabetizar qualquer pessoa e mediar/reabilitar os distúrbios de leitura e escrita, bem como promover a inclusão, autonomia e o prazer de aprender.